sexta-feira, 2 de julho de 2010

Inverno

Esse inverno meio-termo. Morno... Ah, não! É inverno? Então, quero um inverno bem definido. Quero baixas temperaturas. Não quero calor e clima quente de verão. Quero inverno com as suas características. Quero inverno rigoroso. Quero chuvinhas geladas. Ventinho frio batendo no rosto e deixando meu nariz vermelho e bochechas rosadas. Quero colocar mil blusas de frio, mil calças e botas e cachecóis e toucas. Se você for pássaro pode migrar para regiões mais quentes, que ficarei aqui. Se for urso vá hibernar. Por que estou pra frio e neve, chuvas e geadas. Estou para filmes – qualquer que seja –, lareira, pipoca, chocolate, cobertor... e claro, meu amor. Não cresci para sentir o morno, o mais ou menos, ou está quente ou frio. Nada de outono ou primavera. Sem meio termo. Ou você mergulha de cabeça, roupa e tudo; ou você sai da margem.

Nada contra o verão. Nada contra temperaturas elevadas, dias longos demais e noites pequenas. Estou para inverno. E deixa fazer frio lá fora, não importa, aqui dentro é quente, ferve, borbulha. Aqui dentro tem beijos, abraços, laços, fitas, amaços e presentes e chocolate quente.

Não importa quem você amou ou quem magoou no verão. O importante é o que faz após isso. O que faz no inverno. Sofra no verão, ame no inverno. Não se culpe. Aprenda. Questione. Faça com que as queimaduras do sol sirvam de lição. Se ame... se perdoe, por favor! Surpreenda! A maioria acha tão mais fácil e cômodo julgar pelo que lhe convém do que buscar a verdade. Alguns se prendem no outono, outros na primavera. Não diga nada. Não explique nada. Pois sempre julgarão pelo o que ouviram e acreditarão no que não conheceram. Não importa qual seja a verdade, as pessoas vêem o que querem ver.

Ah, e agora, me dê licença. Não vou reclamar com o sol pelo sorvete derretido. Tchau, amigo, boa sorte na superfície. Não sou do morno. E o inverno lá fora, me chama!

8 comentários:

  1. Oi amy. Lindo, lindo, lindo, lindo. Lindo texto. Bem descontraído, bem leve e sútil. Lindo mesmo! Adorei demais!Texto fofo... Lindo mesmo, de verdade.
    Parabéns garota!

    Nem dah pra deixar um trecho, pois gostei dele inteirinho.

    Guh

    Bjsss escritora.

    ResponderExcluir
  2. Ameiiii... Eu amo o inverno e sinceramente parece q vc escreveu algumas coisas q eu penso comigo mesma...huahuahhaua, q coisa não???

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você xuxuzinhaaa... Cansei do meio termo. Cansei do morno. Quero frio ou quente, que seja.... Só não quero mais o marasmo

    Damaris

    ResponderExcluir
  4. Axo que nem eu poderia ter descrito melhor o que eu penso do inverno do que vc acabou de fazer !!

    Adorei !!

    Parabéns !!

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O inverno é como chama quente. E de repente a neve cai.
    O dia palido relama a ausência do sol, sem brilho, opaco, a mistura das folhas secas que restaram do outono e a sombra dos galhos que sobreviveram ao ar gelado!
    As crianças que brincam em juntar sonhos com as proprias mãos, contruindo o fragil e deixando pra la. Encapuzados de esperança, todas vermelhinhas correm sem saber o que os espera logo a seguir...
    Existem aqueles que não apreciam a forma como a natureza os agride, mas aqueles com sede de mudança esperam que o frio exterior seja menor do que vêm sentindo ao longo dos anos...
    Os senhores que fecham suas janelas à espera de se aquecer, ja que não tem mais força de construir o seu boneco ou fazer aquela gostosa guerrinha de neve. O tempo, o frio, vai deixando as pessoas mais distantes, não ha sorriso porque não ha sol...
    O melhor do inverno é no fim, quando voce pode ver a força da natureza revivendo e as flores vencendo o gelo com suas fortes cores à brilhar naquela imensidão palida e rispida.

    ResponderExcluir
  7. não poderia ter descrito melhor o inverno....faz a gente sentir um friozinho e as coisas gostosas que o inverno traz conforme vamos lendo o texto....bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso Amy!
    Meu Favorito até agora :D
    Inverno, verão, primavera e outono podem tomar mil interpretações e a habilidade da escritora se faz presente mais uma vez! Seus Inverno e Verão metafóricos estão perfeitos.

    Vamos pra mais um texto conjunto?

    ResponderExcluir